Tempra 16v/Tempra Turbo
Chegava em 1993 para revolucionar o mercado brasileiro. Foi o primeiro carro a ter 4 válvulas por cilindro no Brasil (ou 16v, onde o v minúsculo que indica a quantidade válvulas de um motor, já o V maiúsculo é usado para indicar que se trata de um motor com geometria em V.). O mesmo motor de 2.0 litros, atingia 127 cv (28 cv a mais que a versão 8 válvulas)( Mas Testes da Imprensa indicaram que ele obtinha 135 cv) chegava aos 202 km/h, e fazia 0 a 100 em 9,8 s. Na europa este mesmo motor entregava 150cv, mas acredita-se que a FIAT declarou 127 por questões de impostos (o IPI, no caso), mas a perda para 135cv é natural, considerando a adaptação para o combustível brasileiro, com 27% de álcool.
No entanto, embora aumentasse seu torque para 18,4 kgfm (ganho de 2 kgfm),(ainda pouco para o peso do carro) o torque máximo surgia só a elevadas 4.750 rpm, representando melhora bastante discreta onde o carro mais precisava, as baixas rotações.
O Fiat Tempra Turbo, foi o primeiro três volumes, a receber turbocompressor, e que gerava 165 cv e 220 km/h de velocidade máxima declarada, porém testes da imprensa mostravam máxima de 210Km/h.
O motor tinha oito válvulas, que a Fiat considerava suficiente para o desempenho almejado, recebia turbocompressor Garrett com pressão de superalimentação de 0,75 kg/cm2 e intercooler.
O Tempra Turbo acelerava de 0 a 100 em 8,2s conforme dito na revista Quatro Rodas como "O Recorde do Turbo", pouco tempo depois ganhou o título de "O Carro do Ano 95" e "Mais Veloz do Brasil".
Como opcionais, ar condicionado digital programável, bancos em couro elétricos com regulagem de altura e apoio lombar, freios com ABS, check control, retrovisores fotocromicos etc.
O carro ganhou uma legião de fãs, que diziam que na época, o carro era nacionalmente imbatível.
As versões Turbo e Stile vinham com rodas aro 14 cujo formato remetia ao rotor de uma turbina, já a versão Turbo Stile, vinha com rodas aro 15 do mesmo modelo do HLX.
Tempra SW
A Fiat passava a trazer da Itália a perua Tempra S.W. Espaçosa e com bom porta-malas, não convenceu a todos, terminando numa traseira reta, ao estilo Volvo, e as janelas posteriores eram trapézios invertidos. Mas trazia bons recursos: uma tomada de ar tipo NACA para manter o vidro traseiro limpo pela ação do ar, painel digital, freios ABS/EBD a disco nas 4 rodas e opção de bolsa inflável (airbag), que o Tempra nacional nunca teve.
Ficha técnica
Edição: 11/1994 Configuração: 2.0 - 4L - G - 5M - TD Potência(cv/rpm): 109,1/5.750 Torque (kgf/rpm): 16/2.750 Velocidade máxima (km/h): 163,0 Aceleração 0–100 km/h (s): 14,7 Retomada 80–120 km/h na última marcha: 24,9 Frenagem 100–0 km/h sem travamento (m): 45,2 Aceleração lateral (g): 0,81 Consumo cidade (km/l): 10 Consumo estrada (km/l): 12 Porta malas (l): 540/1590 Peso (kg): 1.875 Tanque de combustível (l): 65
Tempra HLX/STILE
No ano seguinte, 1995, a marca lançou o Tempra HLX/Stile para preencher uma lacuna na linha, a de um sedã 4 portas discreto e com o motor do Turbo. O Tempra Stile com o tempo substituiu o Tempra Turbo 2 portas, com a proposta esportiva suavizada à favor do conforto.
Em 1996 a linha recebeu um face lift, com faróis menores à frente com duplo refletor, lanterna traseira com pisca e luz de marcha-à-ré em forma de gota. Em 1997, a linha foi rearranjada, com a versão com motor 2.0 8v saindo apenas na versão SX, mais simples, a versão com motor 16v saía tanto na versão mais simples SX, como na versão mais completa HLX, isso sem falar na versão top de linha, a Turbo Stile.
Após estas versões o fim da produção do Tempra se aproximava, veio então Tempra de 1999, que foi modificado nos pára-choques, que agora vinham integralmente na cor do veículo, além de mudanças na grade dianteira e nas maçanetas das portas. O acabamento interno tinha os forros das portas da linha Tipo e novo tecido nos bancos, os mostradores do painel vinham em tom azul. A linha agora era rearranjada e a versão Turbo Stile deixava de ser oferecida, havendo apenas a opção entre o motor 8v e 16v. Em todos os anos de fabricação no Brasil, nunca foi oferecida transmissão automática para o Tempra.
Alguns meses depois a Fiat iniciou as vendas do sucessor do Tempra, o Fiat Marea, o que encerrou sua produção no Brasil, deixando muitos de seus fãs com saudades.
Dados Tempra Stile (original)
Potência (cv/rpm): 165/5.250
Torque (kgfm/rpm): 26,3/3.000
Velocidade máxima (km/h): 220
Aceleração 0–100 km/h (s): 8,2
Retomada 80–120 km/h na última marcha ou em Drive(s): 10,4
Frenagem 100–0 km/h com e sem travamento (m): --/43
Peso (kg): 1.300